Transferindo Arquivos

Nesta seção o usuário obterá informações sobre como transferir arquivos:

  • de um computador local para o /home/ do GridUnesp;

  • do /home/ do GridUnesp para um computador local.

Transferindo arquivos para o GridUnesp

Supondo que um usuário chamado Spock (cujo login no GridUnesp é spock) queira transferir um arquivo chamado “test.data” para seu diretório /home/ no GridUnesp. A partir do computador pessoal, caso Spock utilize sistema Linux ou Mac, poderá dar o seguinte comando no terminal:

scp test.data spock@access2.grid.unesp.br:/home/spock/.

Será solicitado a Spock que informe a senha de acesso ao GridUnesp. Após digitar a senha e apertar o [Enter], o arquivo “test.data” será transferiado para /home/spock/ no GridUnesp.

Caso Spock seja usuário de Windows, poderá usar um software como o WinSCP para fazer a transferência, conforme explicado em Configuração do WinSCP.

Aviso

Ao fazer várias transferências via comando scp em um curto intervalo de tempo (alguns minutos), o sistema Fail2Ban bloqueia o usuário por questões de segurança. Mais informações podem ser encontradas na seção Bloqueio de usuário.

Sendo assim, caso o usuário saiba que precisará transferir muitos arquivos/pastas na sequência, recomenda-se compactar tudo em um arquivo no formato .zip ou .tar.gz, por exemplo. Em computadores Linux/Unix, é possível fazer a compactação com linha de comando no terminal

Transferindo arquivos do GridUnesp

Supondo que um usuário chamado Spock (cujo login no GridUnesp é spock) queira transferir um arquivo chamado “test.data” da conta do GridUnesp (/home/spock/test.data) para seu computador pessoal. A partir do computador pessoal, caso Spock utilize sistema Linux ou Mac, poderá dar o seguinte comando no terminal:

scp spock@access2.grid.unesp.br:/home/spock/test.data .

Observer o ponto (.) ao final do comando. Ele indica que o arquivo “test.data” deverá ser transferido para a pasta corrente no computador pessoal.

Será solicitado a Spock que informe a senha de acesso ao GridUnesp. Após digitar a senha e apertar o [Enter], o arquivo “test.data” será transferiado para o computador do Spock.

Caso Spock seja usuário de Windows, poderá usar um software como o WinSCP para fazer a transferência, conforme explicado em Configuração do WinSCP.

Aviso

Aqui também são válidas as mesmas observações informadas acima em Transferindo arquivos para o GridUnesp.

Cuidados com os dados

O usuário deve ter sempre em mente que os recursos do cluster são compartilhados com outros usuários, como o espaço em disco, por exemplo. Dado que a capacidade de armazenamento é limitada, não se deve usar o GridUnesp como lugar para guarda dados. Caso o espaço em disco atinja 100% de uso, o funcionamento ficará comprometido. Além disso, não há sistema de backup, o que significa que em caso de falha irreparável, os dados estarão perdidos.

Destarte, o usuário deve tomar o cuidado para mover os arquivos produzidos nos processamentos para um computador local, deixando apenas os arquivos estritamente necessários para a realização das próximas simulações, contribuindo assim para a normalidade operacional do cluster.

Para saber como verificar quais arquivos/pastas estão consumindo mais espaço em seu /home/ do GridUnesp, veja a seção Manutenção dos Dados.