.. _indice_NPS: Índice NPS (Net Promoter Score) =============================== No mercado, as empresas constumam utilizar o `índice NPS (Net Promoter Score) `_ como uma forma de mensurar se os produtos/serviços oferecidos estão sendo bem aceitos pelos clientes. Esse índice é calculado pela resposta a uma simples e única pergunta: **"Você recomendaria nossa empresa a um amigo?"** A partir das respostas, os clientes são classificados em três grupos distintos de acordo com a nota dada (a qual varia de 0 a 10): * **Promotores (9-10)**: gostaram do produto/serviço, e voltariam a negociar com a empresa; * **Neutros (7-8)**: a experiência não foi boa nem ruim, mas migrariam facilmente para outra; * **Detratores (0-6)**: tiveram uma experiência ruim e não voltariam a negociar com a empresa. .. note:: O índice NPS é obtido por meio da fórmula: **%NPS = %Promotores - %Detratores** Nessa fórmula, o índice NPS é calculado subtraindo a porcentagem de Detratores da porcentagem de Promotores. A Equipe do GridUnesp, no intuito de mensurar a efetividade dos serviços prestados à comunidade científica, perguntou: "Você recomendaria o uso dos recursos do GridUnesp para outros pesquisadores?". .. image:: Figures/satisfacao.png A pesquisa mostra que, dentre as 56 respostas, 89% são Promotores, 8,9% são Neutros e 1,5% são Detratores, correspondendo a uma %NPS de 87,5%. Abaixo estão listados os índices NPS de diferentes empresas (de acordo com o `NPS Benchmarks `_) comparados ao do GridUnesp: =========== ==== Instituição NPS =========== ==== Tesla 96 GridUnesp 87 Apple 72 Netflix 68 Amazon 62 Google 50 MicroSoft 33 Dropbox 32 HP 28 Facebook -21 =========== ==== A partir desse resultado, é possível concluir que o GridUnesp atende a comunidade científica de maneira satisfatória, sendo efetivo nos recursos que disponibiliza e no serviço prestado. |smile| .. |smile| image:: Gif/smile.gif :scale: 12 %